Fotógrafos

MARIO CRAVO NETO


Foi um fotógrafo, escultor e desenhista que recebeu seus primeiros aprendizados do próprio pai. Ele nasceu em Salvador e foi um dos primeiros fotógrafos contemporâneos brasileiros a obter reconhecimento internacional, com isso realizou diversas exposições em diferentes países.  A maior parte das suas fotografias são em preto e branco, com baixas luzes, enquadramento fechado e foco crítico, realçando o objeto principal de cada foto. Seus jogos de luz e sombra realçam o volume e a textura, criando uma sensação táctil em seu trabalho. Ele foca bastante em partes do corpo humano relacionando-as com objetos, essa combinação procura ressaltar a relação do homem com o desconhecido. O tema mais utilizado em suas obras é a religiosidade da Bahia, principalmente a católica e o candomblé.


MAUREEN BISILLIAT

Foi uma artista muito marcada pela sua infância desenraizada, momento em que morou em 5 países, além da Inglaterra. Em 1953 mudou-se para São Paulo como estudante de pintura, no entanto, passou a se interessar pela fotografia diante da influência de seu primeiro marido. Após algumas temporadas no exterior, Maureen retornou ao Brasil e abandonou por completo a pintura e passou a se dedicar a fotografar. Nesse período, teve contato e se inspirou em grandes escritores brasileiros, como Jorge Amado, Guimarães Rosa e Mario de Andrade. Seu trabalho demonstra um apoio conceitual na antropologia, um equilíbrio entre seu olhar estrangeiro e seu respeito à cultura brasileira e uma investigação profunda da alma do país expresso em seus temas abordados: sertanejos e indígenas. A fotografia escolhida chamou a atenção do grupo na medida em que é muito representativa da vida sertaneja, um dos núcleos temáticos de Maureen, ao mesmo tempo em que à retrata ressaltando o claro e escuro e um enquadramento marcante, características bastante presentes em seu trabalho herdadas de sua carreira na pintura e seu fascínio expressionista. Assim, o movimento da água, a figura humana e dos animais mais opacas, o sol no horizonte, trouxeram à fotografia um contraste e sombras muito interessante, que nos surpreendeu de forma positiva.


PETER KEETMAN


Foi um fotógrafo alemão fundador do estilo fotoform. Se destacou por suas obras na fábrica da Volkswagen, que retratou de forma peculiar, com ênfase em perspectivas diferentes e novos padrões e grafismos que se encontravam em segundo plano. A sua jornada artística se mostra diferente na medida em que passa a percepção de uma realidade em escalas e representações diferentes, com repetições, ângulos, linhas e volumes que estimulam visualmente o espectador sem necessariamente mostrar a totalidade do objeto. O porquê da escolha dessa foto se dá pela sua proximidade do alvo fotografado o que nos tira, em primeiro momento, a percepção de qual o objeto fotografado, uma calota de carro, e também há um bom estímulo visual por parte das curvas e jogo de sombras e reflexos.


SUSAN MEISELAS


Nasceu no estado de Maryland, Estados Unidos, em 1948, estudou na faculdade Sarah Lawrence College e posteriormente fez mestrado em educação visual na Harvard University. Recebeu em 1986 um Doutorado Honorário em Belas Artes da Escola de Parsons e do Instituto de Artes de Boston em 1996. Susan trabalhou e prestou serviços em empresas multinacionais de fotografia como a Magnum Photos e a Polaroid, além disso, lecionou neste mesmo ramo em escolas públicas de Nova York. As fotografias da estadunidense estão ligadas a movimentos sociais, regionais e acontecimentos históricos, como foi o caso de algumas fotografias tiradas durante os ataques terroristas em Nova York em 2001. Em mais de 40 anos de trabalho no fotojornalismo, a americana co-dirigiu filmes, fez vídeos e tirou fotos marcantes de registros históricos e de vivências de povos pelo mundo. A fotomontagem retratada foi escolhida devido ao paralelo entre duas visões, a do olho humano e a da lente da máquina fotográfica, pois é possível chegar à ideia de que ao se fotografar algo, duas visões se transformam em uma só, ou até pode-se pensar na questão de uma visão humana aprimorada, pela introdução de mecanismos de aproximação das câmeras digitais.


                            

                                                  
          Mario Cravo Neto                                                               Maureen Bisilliat

                                      
             Peter Keetman                                                                       Susan Meiselas


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